- she said to me.

Pages

quarta-feira, março 17, 2010


O problema de uma geração.

          
             É quase impossível existir um blog de uma jovem que não contenha, pelo menos, um post sobre anorexia nervosa. Ou como é chamada por muitas, Pró-Ana. 
             Para muitas pessoas, a anorexia só existia no mundo das passarelas e dos flashes, mas eu diria que estas pessoas estão corretas! Tudo começou apartir de lá, apartir deste mundo. Com a mídia em cima, o mundo da moda ditando quais seriam os verdadeiros e únicos corpos bonitos e a pressão da sociedade em relação a isso, qualquer ou quase toda gordinha iria pirar. Não precisa ser necessariamente as gordinhas, quaisquer mulheres ou até homens fora deste padrão perfeito e necessário de corpo, iria querer mudar.
              E muitos mudaram, outros por falta de força de vontade ou por conta de terem sido parados pelo risco mortal evidente, deixaram esta ideia de lado. Jogaram para escanteio. E os outros, passaram ou ainda passam por um caminho difícil, e, para mim, o mais difícil desta jornada é a aceitação. Não estou falando da aceitação de ser uma pessoa gorda, estou falando da aceitação de concordar de que estas atitudes são sintomas de uma doença grave que pode te levar até os braços da morte em questão de pouquíssimo tempo.
               Depois de tantos epsódios de terror, abriram-se clínicas, o assunto virou tabu, a doença foi reportada em telejornais, revistas, jornais e na internet, vítimas se abriram e contaram sobre o que passaram.  Falando nisso, li um blog incrível de uma menina que tinha pró-ana. Ela era gordinha e decidiu tomar esta atitude. Motivo? Um garoto. Começou sua dieta maluca e foi emagrecendo, e com o passar do tempo, ele foi percebendo-a, gostando dela. Mas nunca passou por sua cabeça que sua futura amada teria tal doença e tal sofrimento. Para que ela pudesse aguentar tanta dor,  fazia-se cortes em seu corpo todo. Com o passar do tempo, os cortes foram aumentando de tamanho e profundidade. Quase faleceu. Mas hoje, está casada com esse tal garoto. Porém, o seu sofrimento não serviu de exemplo para garotas que decidiram escolher esse caminho. Outra vez, li sobre uma menina que ficou OITO dias sem comer NADA! OITO DIAS! Eu, sinceramente, não aguentaria. Mesmo que eu saiba um pouco que se passa na cabeça destas garotas. 
               O que é preciso entender é que a beleza de uma menina anoréxica é uma beleza doente, se é que isso pode ser chamado de beleza, e que não lhe levará a lugar algum. Eu também sei que a baixa alto-estima não ajuda, mas esse caminho tão difícil e estranho de se tomar, não as (os) ajudarão a mudar o que são internamente. Como eu disse, apenas as (os) levarão para os braços de morte. 


Se você não sabe o que é anorexia... 

 A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar  e estresse físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréxica.  A anorexia nervosa afeta primariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres do Hemisfério Ocidental, mas também afeta alguns rapazes. No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagem, dismorfia, dificuldade em ser aceito pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente, especialmente se houver um quadro neurótico ou história de abuso sexual ou de bullying. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicológico.

      Beijos, continuarei por aqui tentando ter novas ideias. :*
0